• (51) 3594-2565
  • campal@campal.com.br
  • Atendimento Online
  • Campal Serviços Contábeis no Facebook Campal Serviços Contábeis no Facebook
Nov
6
2017

Governo cria novo sistema de transferência de carros

Resultado de imagem para renave carro
RENAVE vai garantir que seja feita a comunicação quando um veículo for vendido
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma nova resolução (655) que cria o Registro Nacional de Veículos em Estoque (RENAVE).
A medida, que entra em vigor em julho/2017, servirá para evitar que negociações de veículos que estão em lojas não sejam declaradas à Receita Federal.

O Renave será um sistema informatizado que vai registrar entradas e saídas de veículos novos e usados que estão no estoque de concessionárias ou lojas independentes. Além do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e da Receita Federal, os Departamentos de Trânsito (Detran) e a Secretaria de Fazenda dos Estados da União também estarão ligados ao sistema.

Na compra de um carro usado ou aquisição de um zero-km, a loja terá a obrigação de emitir uma nota fiscal eletrônica e cadastrar o veículo no Renave. Para isso, precisará ter o documento ou a nota fiscal do carro (no caso dos zero-km). Após esse procedimento, o carro, moto ou caminhão passa a fazer parte do estoque da revenda.

Em caso de venda, o processo é semelhante. A loja emite a nota e registra a saída do veículo do estoque – além de entregar o Certificado de Registro do Veículo (CRV), o antigo DUT, ao novo comprador, que deverá fazer a conclusão do processo de transferência do carro para seu nome.