Blog

Airbnb compartilha dados com Receita e recomenda que proprietários declarem ganhos no Imposto de Renda

Desde o ano passado, a Receita estudava medidas para cobrar impostos sobre a renda não declarada com aluguéis de imóveis por meio do Airbnb e das demais plataformas digitais

O Airbnb informou que enviou para a Receita Federal dados de proprietários que alugaram acomodações por meio da plataforma entre 2020 e 2024. A empresa também aproveitou o comunicado para recomendar que esses anfitriões declarem seus ganhos com compartilhamento de espaços no Imposto de Renda. A medida pode evitar dados divergentes na Receita, que já se mostrou preocupada com a sonegação no setor. 

“Plataformas digitais de viagens que operam no Brasil, como o Airbnb, têm a obrigação legal de fornecer certas informações quando solicitadas pela Receita Federal do Brasil (‘RFB’). A RFB enviou uma solicitação de informações ao Airbnb e a outras plataformas relevantes do setor com o objetivo de obter dados de anfitriões sobre operações no Brasil, no período de 1º de setembro de 2020 a 31 de dezembro de 2024”, disse a empresa, em comunicado aos anfitriões cadastrados na plataforma. 

Entre os dados compartilhados com a Receita estão transações envolvendo proprietários no Brasil, com nome, endereço, CPF ou CNPJ, ganhos de reservas e o endereço da acomodação, além de informações de pagamento para aqueles que recebem os pagamentos via plataforma. 

Desde o ano passado, a Receita estudava medidas para cobrar impostos sobre a renda não declarada com aluguéis de imóveis por meio do Airbnb e das demais plataformas digitais. Em agosto, o tema foi discutido em uma reunião entre representantes do setor hoteleiro e o secretário da Receita, Robinson Barreirinhas. 

O Airbnb informou ainda que para declarar rendimentos, os proprietários podem acessar o extrato clicando em seu perfil na plataforma e visitando as seções: ‘Vou hospedar’ >> Menu >> Ganhos. 

“Incentivamos você a consultar um contador ou consultor tributário para esclarecer quaisquer dúvidas ou preocupações sobre este tema e suas obrigações de acordo com a legislação brasileira”, continuou a empresa, que vai organizar lives para esclarecer dúvidas de proprietários sobre a declaração de Imposto de Renda, com orientações sobre a regularização de anos anteriores.

Fonte: O Globo

Estamos em uma ótima localização.

Escritório de contabilidade, desde 1988 no mercado, atendendo pequenas, médias e grandes empresas em Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos e na Grande Porto Alegre.​

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba mensalmente conteúdos exclusivos com as principais notícias do mundo contábil, fiscal, jurídico e empresarial.

Cadastro Site