IR: Consultor responde dúvidas sobre reforma de imóvel e compra de ações

1) Comprei um imóvel em 2006 e realizei algumas benfeitorias e comprei móveis e eletrodomésticos em 2007. Em 2013 vendi este imóvel, porém não tenho mais os comprovantes. Posso lançar este valor ou recibos com mais de 5 anos ainda são exigidos? Vendi o imóvel mobiliado (consta em contrato) porém não está declarado um valor específico para os mesmos. Posso lançar este valor também? Fabio
Resposta: 
Não. Apenas as benfeitorias realizadas no imóvel, informadas no ano em que foram realizadas, devidamente comprovadas com documentos hábeis e idôneos, podem integrar o custo do imóvel.

2) Eu e minha esposa declarávamos em separado com os bens em comum na declaração dela. No ano de 2013 ela estava desempregada. Em 2014 ela poderá ser minha dependente? E os bens comuns; como declará-los na minha declaração? Ela possuía um carro que foi vendido; Como demonstrar a venda? (Carlos Marinho)
Resposta: 
Sua esposa pode ser incluída em sua declaração como sua dependente. Na ficha “Bens e Direitos” informe os bens como constavam na declaração dela e esclareça a venda do veículo, indicando o nome e CPF/CNPJ do comprador e as condições de venda. Se o valor da venda foi inferior a R$ 35.000,00 não será apurado o ganho de capital.

3) Fui demitida em 03/01/2013 e voltei ao mercado em 10/07/2013. Entre as verbas rescisórias e os proventos recebidos em meu novo emprego tive renda anual em torno de 30 mil reais. Gostaria de saber se esse somatório é o que conta para realizar a declaração ou somente os valores recebidos após estar novamente empregada. (Aline Machado)
Resposta: 
Se o total dos rendimentos recebidos, deduzida a verba de indenização pela rescisão do contrato de trabalho, for superior a R$ 25.661,70, você fica obrigada à apresentação da declaração.

4) A empresa em que trabalho possui um programa de compra de ações. O valor é descontado em folha de pagamento mensalmente. Como a empresa é multinacional as ações são operadas na bolsa da Europa. O valor que contribuo é em reais que são convertidos em euros para a compra das ações. Como devo declarar essa transação? Tenho as seguintes informações: valor em reais de contribuição, valor em euros e valor em reais atualizado pela valorização da ação. (Tiago Domingues)
Resposta: 
Informe a aquisição das ações na ficha “Bens e Direitos”, com o código 31, e informe o país, no campo Localização (País). No campo “Situação em 31.12.2013” informe o valor em reais aplicado no ano.

5) Minha mãe, antes de falecer, deu entrada de 20 mil reais em um imóvel. Após seu falecimento, a empresa em acordo, devolveu para mim, exatamente 14 mil, sendo que 2 mil foram pagos a um advogado, estes valores têm que constar do meu IR 2014 e como devem ser descritos? (Clóvis Oliveira)
Resposta: 
Informe o valor da herança recebido na linha 10 da ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Informe o valor dos honorários advocatícios na ficha “Pagamentos Efetuados”, com o código 62.

Fonte: G1