Justiça Eleitoral Oferece Aplicativos para Facilitar a Vida do Eleitor

A Justiça Eleitoral tem investido em tecnologia para facilitar o acesso dos eleitores às informações e serviços durante o período eleitoral. Entre as principais inovações estão os aplicativos como o e-Título, que substitui o título de eleitor impresso, e o Pardal, que permite o envio de denúncias sobre irregularidades eleitorais.

e-Título é uma versão digital do título de eleitor, lançada há seis anos, e pode ser baixada gratuitamente para smartphones e tablets. Ele oferece facilidades como consulta ao local de votação e, para aqueles que já fizeram o cadastramento biométrico, inclui uma foto digital, facilitando a identificação no dia da eleição. Quem não fez a biometria, deverá apresentar um documento oficial com foto no dia da votação.
Além do e-Título, outros aplicativos também estão à disposição dos eleitores:

  • Resultados: Permite acompanhar a apuração em tempo real.
  • Boletim na Mão: Fornece cópias digitais dos boletins de urna.
  • Mesário: Desenvolvido para treinar e auxiliar os mesários durante o processo eleitoral.
  • Pardal: Ferramenta que possibilita o envio de denúncias sobre propaganda eleitoral irregular e outras práticas indevidas.

Até o último dia 11 de setembro de 2024, o aplicativo Pardal já havia recebido mais de 34.200 denúncias de irregularidades eleitorais. São Paulo lidera o número de denúncias com 6.702 registros, seguido por Minas Gerais, com 4.145. Em contrapartida, estados como Roraima e Amapá tiveram o menor número de denúncias.

Esses aplicativos tornam o processo eleitoral mais transparente e acessível, beneficiando eleitores e colaborando para uma democracia mais eficiente.
Baixe já os aplicativos e participe de forma ativa nas Eleições Municipais de 2024!