A contabilidade tem a obrigação de controlar a evolução do patrimônio de uma empresa, calculando e registrando todas as operações comerciais e financeiras realizadas - atos e fatos, produzindo relatórios que são usados para fornecer aos seus usuários (stakeholders - internos e externos) informações úteis e relevantes para análise da situação econômica e patrimonial da entidade.
Não é possível pensar em tomada de decisão sem levar em conta os dados e informações gerados pela contabilidade. Todas as empresas são obrigadas a possuir seu sistema contábil, conforme institui o código civil na Lei 10.406/2002.
O Código Comercial Brasileiro define que todos os comerciantes estão obrigados a ter uma contabilidade e seguir de maneira padronizada sua escrituração e guardar com zelo os livros necessários para esse fim enquanto não for prescrito o prazo validade estabelecido. Através da contabilidade o empresário tem controle sobre informações como:
As informações contábeis permitem que a empresa tenha uma visão mais ampla e estratégica das questões como: Planejamento tributário, análise de desempenho, gestão de riscos como, por exemplo, trabalhistas, tributários ou financeiros e o cumprimento das leis e recolhimento devidos impostos.